Participações

Participações no Concurso de Verão

Aqui estão algumas das participações que fomos recebendo:

Primeira Categoria (Jardim de Infância)

Ana Miguel

***

Segunda Categoria (Primeiro Ciclo)

As minhas férias de Verão

Neste Verão fiz muitas coisas divertidas.

Fui à Praia muitas vezes. Uma das vezes que fui lá estava lá o Panda a fazer um concurso de construções na areia.

Também fui a Lisboa ao Jardim Zoológico. Vi muitos animais. Os que gostei mais foram os macacos e os golfinhos, que davam muitos saltos na água. Os meninos e as meninas davam-lhes peixinhos para eles comerem. Tive muito medo das cobras: uma era assustadora.

Em Braga, também fui à piscina. Estavam lá muitos amigos meus e do meu irmão e brinquei muito.

No Bom Jesus, andei a cavalo e remei nos barcos. Diverti-me muito no parque a andar de baloiço e de escorrega.

As minhas férias foram fixes mas tive muitas saudades dos meus amigos.

Ana Filipa Magalhães (6 anos)

O Passeio de canoa

Ontem foi o dia mais extraordinário destas férias de Verão, porque eu, o meu pai e o meu tio Nuno fomos dar um grande passeio de canoa.
Eram cerca das 5 horas quando o meu pai decidiu que iríamos dar um passeio de canoa. Fomos à casa da minha avó apanhar o tio Nuno e carregar a canoa. Com muito cuidado começamos a montar as barras na nossa carrinha nova. Depois colocamos a canoa muito bem amarrada por fitas próprias para estes transportes. Metemos os coletes, as pagaias, as toalhas, água para beber e fomos em direcção à Barca do Lago.
Estava ansioso por entrar para a canoa. Depois de tudo preparado, sobretudo os coletes bem apertados entramos na água! Descemos o rio Cávado… Eu vi patos selvagens peixes a saltar e pescadores na margem do rio a pescar e também passamos por debaixo da auto-estrada e fomos até à ponte de Fão.
Paramos na ilha que está junto à ponte para beber água e recuperar energias. Exploramos a ilha e tive a minha primeira experiência a andar sozinho de canoa! Foi incrível, acho que já consigo dominar a canoa!
A maré estava a descer e nós sabíamos que iríamos encontrar dificuldades para subir o rio. Por isso decidimos regressar. Lá passamos novamente pelos patos selvagens, pelas gaivotas, pelos pescadores e pelos peixes a saltar…
Mas o mais divertido estava guardado para o fim. Já na margem do rio viramos a canoa e mergulhamos todos!… A água estava óptima e aproveitamos para fazer mais umas experiências com os coletes. Parecia que estava no Mar Morto, estava sempre a flutuar… era uma maravilha.
E assim acabou um dos dias mais aventureiros destas férias. Espero continuar a fazer mais aventuras de canoa.

Guilherme Faria (8 anos)

As minhas férias

Olá eu chamo-me Adriana e gostei muito das minhas férias.
No primeiro mês (Julho) fiquei em casa e ao fim de semana ia para a praia. No segundo mês (Agosto) fui passear com o meu pai e a minha mãe e foi muito divertido.
Eu fui ao Pavilhão de Barcelos receber um autógrafo da Floribella.
Fui ao Geres e vi muitos animais e as plantas, depois fui a Espanha com os meus pais, porque ele tinha que tratar negócios.
Em Valência visitei a fortaleza que fica num sito alto.
O que gostei mais foi de ir para a praia, porque brinquei muito, apanhava estrelas do mar, caranguejos e dava mergulhos.
O que gostei menos foi de ficar em casa, porque não tinha ninguém para brincar.

Adriana Remelhe, 8 anos

As minhas férias

As férias começaram no fim do mês de Junho e eu fiquei muito triste, porque nunca gostei de férias. Mas este ano até gostei, estive a fazer muitas coisas. Eu fui a um passeio da catequese, a pé, ao Monte da Franqueira, junto à igreja.
Nas férias fui sempre à feira com a minha mãe e a minha irmã. Estive a estudar, a brincar, a fazer croché…
Também fui a um casamento com os meus pais e irmãos, fomos ao casamento de uma prima e gostei muito.
A maior parte do tempo passei no jardim da minha casa que tem uma piscina enorme, é um tanque de lavar a roupa.
Como não sou rica não fui passar férias a lado nenhum, a não ser ir até à praia da Apúlia com os meus pais e a minha irmã, onde me diverti imenso. Mas mesmo assim eu tive as férias que sempre quis e foi o máximo!
Brinquei, trabalhei e rezei porque tive a festa da Nossa Senhora das Dores que foi mesmo no fim das férias. Eu fiquei muito feliz, porque estavam a começar as aulas que eu tanto gosto.

Helena Cardoso, 8 anos

Férias

Nas minhas férias fui duas semanas para as piscinas.
Pois…a alegria não durou muito tempo. A  minha irmã ficou com uma doença grave, varicela e porque é bebé ficou internada.
Quando a minha irmã ficou boa, eu com a minha mãezinha, pai e irmã fomos à Bracalândia, lá diverti-me muito nesse grande dia.
O meu pai entrou de férias e eu, os meus primos e o meu pai fomos à praia durante uma semana inteira.
Pois, foi assim as férias que eu arranjei.

Pedro Figueiredo, 8 anos, 3ºano

Férias de Verão

Gostava que as minhas férias fossem melhores, mas não foram más. Há meninos e meninas que têm muito piores.
Os meus pais, este Verão, tinham muito trabalho e não podiam deixar ficar mal os clientes, por isso eu entendi.
Mas, mesmo assim fui para Espanha, quatro dias, com três amigos e os seus pais e gostei muito.
De manhã íamos para a praia, numa dessas manhãs fui andar de gaivota. Adorei foi super divertido, mas a minha mãe teve muito medo.
De tarde íamos jogar ténis e outras vezes jogávamos à bola. Um dia também fomos andar de karting, fiquei muito engraçada com o capacete na cabeça.
Assim passaram os meus melhores dias de férias, os outros foram passados em casa com muitas horas de piscina.
Férias! Espero que para o ano sejam “melhorzinhas”, mas senão puder ser, ao menos que sejam iguais que eu já fico contente.

Ana Rita Fernandes

As minhas férias

As minhas férias de Verão começaram nos últimos dias de Junho e acabaram nos primeiros dias de Setembro.
Durante esse tempo fiz muitas coisas boas: deitar-me tarde, ver televisão…
Na parte da tarde ia para a piscina e à noite ajudava a minha mãe a fazer o comer.
Um dia, fomos à praia com a minha família e podemos dar um mergulho. No fim do mergulho fomos lanchar e à tardinha viemos para casa.
Passados alguns dias foi o baptizado dos meus três primos, e foi muito bonito.
Na festa de Alvelos fui de figurado e gostei muito.
Eu gostei das minhas férias de Verão.

Célia Mª Vasco, 8 anos, 3ºano

Verão

Durante as férias fiz de tudo um pouco: joguei computador; futebol; playstation, andei de bicicleta e à tarde ia sempre para a piscina com os meus primos.
Em Agosto fui de férias com os meus pais, o meu irmão e com outro casal amigo., para Espanha.
Em Espanha ficamos num hotel muito bonito, grande e espaçoso.
Pela manhã, ao acordar, tomávamos o pequeno-almoço e íamos para a praia. Passávamos lá o dia todo e divertíamo-nos muito.
À noite, quando chegávamos da praia jantávamos e a seguir jogávamos cartas. Quando terminava o jogo íamos passear até à cidade.
Ao fim de quinze dias voltamos para casa e continuou a nossa rotina do costume.
As minhas férias correram muito bem e eu gostei.

Orlando Costa, 8 anos, 3ºano

As minhas férias

Eu gostei muito das minhas férias de Verão.
Primeiro diverti-me um bocadinho com os meus primos, com aqueles que estou menos tempo, porque andam comigo na escola.
A seguir os meus pais entraram de férias e fomos passear. Fomos até Espanha dar um passeio.
Fui a Lisboa com os meus tios ver o Estádio do Benfica e o jogo, gostei muito.
Diverti-me muito na praia com os meus pais e com o meu irmão, apanhamos mexilhões.
Passei o resto do tempo em minha casa, na piscina com o meu irmão.
Eu também estudei algumas coisas. Mas já estava com saudades da escola e dos meus colegas.

Juliana Carvalho, 8 anos, 3ºano

As férias

As minhas férias foram muito boas.
Brinquei com as minhas primas e com uma amiga.
Vi muitos desenhos animados, li a história da Anita vai à escola; o Capuchinho Vermelho; a Gata Borralheira e a Branca de Neve.
Fui para o rio, para a praia e para a piscina onde conheci muitas crianças.
Fui dormir a Viana do Castelo a casa do meu tio e dos meus avós. Fui passar uns dias com o meu pai.
Alguns dias, fui para o salão de cabeleireira da minha mãe e passar uns dias com ela a Espanha.
Um dia fui levar a minha tia a Bragança.
Nos últimos dias fui comprar os livros para a escola.
Eu gostei muito das minhas férias.

Diana Martins, 8 anos, 3ºano

As minhas férias

Eu nas férias fui ao Algarve com a minha família, levar dois carros de corrida e ficamos lá uma semana.
Nos meses de Julho e Agosto fomos quase todos os dias para a praia.
Numa semana do mês de Agosto fomos para Espanha com a família.
Fui ver o Garfield ao cinema e gostei muito, era engraçado.
Na semana que fui ao cinema também fui ver uma concentração “porches” e eu andei uma voltinha.
No dia 3 de Setembro fui à Festa de Alvelos ver o Emanuel e os Alquimira.
No dia 4 de Setembro fui ver o Quim Barreiros e o fogo de artifício que gostei muito.
Eu gostei das férias.

Diogo Moreira, 8 anos, 3ºano

As minhas férias

Eu nas férias joguei à bola, andei de bicicleta com a minha irmã. Também fiz os deveres que a Professora marcou.
Fui para o apartamento da minha tia que fica na Póvoa de Varzim, perto da praia, da janela via os pescadores e as pessoas na praia a apanhar sol. Também via os meninos a brincar à bola, às raquetes e os barcos no mar.
Eu ia para a praia com os meus pais e a minha irmã. Lá fazíamos grandes caminhadas junto à água, castelos na areia e outras brincadeiras.
Um dia fui a Fátima com a minha família.

Gonçalo Gomes, 8 anos, 2º ano

***

Terceira Categoria (Ficheiro Áudio)