Projecto e-Cont@Contos

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (7 votos, média: 4.71 de 5)
Carregando ... Carregando ...

Myebook - A Cinderela - click here to open my ebook

Descrição da Actividade - A actividade que passo a descrever trata-se de um projecto que nos encontramos a desenvolver no Jardim-de-infância que designámos de e-Cont@Contos. É, pois, uma experiência na área da escrita colaborativa, pelo recurso à Internet na qual dinamizamos narrativas que proporcionam às crianças um grau de autonomia crescente nesta área, na medida em que são responsáveis pela criação do seu próprio texto. É, portanto, facultada a cada criança a possibilidade de criar, imaginar, recontar, desmontar, experimentar contos do seu imaginário ou das suas aprendizagens diárias. Naturalmente que, como educadora, cabe-me supervisionar todo o processo, nomeadamente a articulação dos textos e sons que acompanham cada cena. É nossa intenção, com esta estratégia metodológica potenciar a criatividade e o enriquecimento da linguagem, ao mesmo tempo que se favorece o trabalho em grupo e cujo processo incide em aprendizagens significativas.
Em síntese pretende-se:
Desenvolver a criatividade, sentido crítico e autonomia das crianças;
Desenvolver processos de leitura e escrita;
Potenciar o enriquecimento da linguagem;
Promover o contacto com os suportes multimédia;
Permitir a aprendizagem colaborativa;
Despertar o interesse e o gosto pela leitura;
Compreender a leitura a partir de suportes multimédia;
Facilitar a aprendizagem de forma mais significativa

Para a criação deste e-Cont@Contos tivemos em consideração os seguintes passos:
Criámos a história/argumento; seleccionámos os textos para cada cena/página; seleccionámos as imagens/desenhos de cada cena; gravámos o áudio do e-Cont@Contos e por fim integramos todos os elementos.

“A Cinderela Encantada” é o nosso primeiro e-Cont@Conto da autoria da I. Maria.
Com a ferramenta Myebook, conseguimos tornar o conto mais interactivo e participado numa forma diferente de contar e de  ler um conto!

Recursos - Equipamento informático com ligação à Internet; microfone; colunas de som; scanner; máquina digital; programa Audacity; ferramenta Myebook.

Conteúdos da língua portuguesa – Reconto, compreensão oral e escrita, articulação correcta das palavras.

Competências digitais – Literacia digital, interacção com aplicações digitais.

8 Comments


A história e eu

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (4 votos, média: 3.5 de 5)
Carregando ... Carregando ...

Descrição da Actividade - Esta actividade foi extremamente simples e a sua publicação aqui destina-se apenas a reforçar as potencialidades das ferramentas da web 2.0 na transformação dos alunos em autores e nas potencialidades desse facto na motivação do aluno, no seu envolvimento no processo de publicação, bem como na consolidação das suas aprendizagens.
Na conclusão do estudo de “Os Lusíadas”, uma vez que tínhamos iniciado uma viagem juntos (ver aqui), foi solicitado que os alunos escrevessem uma página do diário de bordo como se eles mesmo navegassem com a Armada de Vasco da Gama. Os trabalhos, avaliados formativamente, foram sujeitos a aperfeiçoamento com o processador de texto e depois publicados. As ferramentas de publicação do livro digital incluiram-se no blogue das turmas (issuu e scribd).

Adenda: Ao longo do processo de leitura e análise da obra épica de Camões foram trabalhados poemas da “Mensagem” de Fernando Pessoa que já antes tinham sido trabalhados através de uma webquest. Os melhores trabalhos de cada turma foram editados electronicamente depois das respectivas defesas orais (clique nas hiperligações para ler).

Recursos – Processador de texto, issuu, scribd.
Conteúdos da língua portuguesa - narrativa, poesia,  leitura, expressão escrita.
Competências digitais - Literacia digital, domínio de ferramentas de criação e publicação.

Folheie e leia. Pode ampliar e guardar.

1 Comment


Conto colaborativo - publicação com Myebook

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (9 votos, média: 4.78 de 5)
Carregando ... Carregando ...

Descrição da Actividade -  A partir de um conto colaborativo, criado nas aulas de Língua Portuguesa e Português,  por alunos do 3º ciclo e secundário da Escola Básica Integrada de Vila Cova, elaborou-se um livro digital, utilizando a ferramenta em linha Myebook. Esta ferramenta permite a incorporação de texto, imagem, áudio e vídeo, resultando o trabalho final na demonstração de uma actividade enriquecedora do ponto de vista do desenvolvimento das competências da língua portuguesa e motivadora para os alunos. (Nota: a ideia do livro digital surgiu numa acção de formação sobre o contributo das ferramentas da Web 2.0 no desenvolvimento das competências de leitura e de escrita, dinamizada por Ádila Faria e Paulo Faria.
Recursos – Processador de texto, Audacity (edição de áudio), Aviary (tratamento de imagem), YouTube (publicação de vídeo), Myebook (criação e publicação de livros multimédia)
Conteúdos da língua portuguesa - conto, leitura, expressão escrita.
Competências digitais – Literacia digital, domínio de ferramentas de criação e publicação.

Ligação para o livro digital: http://www.myebook.com/ebook_viewer.php?ebookId=9776
Imagem da capa do livro:

conto

4 Comments


Calendário Poético 2009

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média: 4.5 de 5)
Carregando ... Carregando ...

Descrição da Actividade – Para introduzir o estudo da poesia camoniana e de alguns poetas do século XX propusemos às alunas que criassem um calendário poético para o ano 2009. No calendário deveriam constar também os aniversários das alunas e efemérides do mês.
Pedimos que em pares elegessem um poeta e que escolhessem um poema que falasse sobre a natureza. Posteriormente deveriam tirar, com os seus telemóveis, fotografias que ilustrassem a temática de cada poema. O calendário foi criado em PowerPoint e os diapositivos gravados como imagens.
Após estarem todos os meses concluídos procedeu-se à gravação da leitura expressiva de cada poema, com a ajuda do gravador do telemóvel. A partir das imagens elaboradas para cada mês, criou-se um vídeo com o MovieMaker, que pode ser apreciado a seguir.
Os poemas e autores escolhidos pelas alunas foram depois estudados.
Recursos –Telemóvel, PowerPoint, Movie Maker, YouTube.
Conteúdos da língua portuguesa – À descoberta da poesia, leitura expressiva.
Competências digitais – Literacia digital, Tecnologias móveis.
Imagem – Vídeo

13 Comments


Texto colaborativo e reconto em BD usando Pixton

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (4 votos, média: 5 de 5)
Carregando ... Carregando ...

Descrição da actividade - O objectivo inicial da actividade consiste na elaboração de uma narrativa, mais ou menos curta, a partir de um mote fornecido pelo professor. Numa primeira fase, de forma colaborativa, cada aluno de uma turma acrescenta uma frase, período ou parágrafo que complemente a ideia transmitida anteriormente ou que faça progredir a narrativa. A actividade pode ser realizada oralmente, fazendo-se simultaneamente o registo escrito, ou por escrito utilizando-se uma das aplicações de escritório on-line (Google Docs, Zoho Writer,…).
Com a narrativa completa e revista, solicita-se aos alunos que recontem a história em banda desenhada, sugerindo-se para o efeito a utilização da ferramenta on-line Pixton. O uso desta ferramenta ou de outras similares (stripcreator; toonlet; stripgenerator; Myths and Legends Story Creator; toondoo; kerpoof studio; Comic Creator; comicqs; …) permite a aplicação da técnica e dos conceitos da BD.  
A realização desta actividade, recorrendo ao Pixton, permite, também, a articulação com as disciplinas de língua estrangeira - a ferramenta faz a tradução automática para outra(s) língua(s) -, Educação Visual e, eventualmente, Expressão Dramática.
Recursos - processador de texto, Pixton.
Conteúdos da língua portuguesa - Expressão oral, expressão escrita, reconto, banda desenhada
Competências digitais – Literacia digital, domínio de ferramentas digitais para elaboração e publicação de conteúdos.
Imagem e ligação para um exemplo
bd

2 Comments


Os Maias em Rap

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média: 5 de 5)
Carregando ... Carregando ...

Descrição da Actividade - O estudo d’Os Maias quase sempre dá algumas náuseas a alguns alunos do 11º ano quando pensam nas cerca de 500 páginas (dependendo da edição que utilizam) que devem ler. No sentido de tornar a leitura deste romance e o seu estudo o mais agradável possível, desafiámos os nossos alunos a criarem letras d’Os Maias em Rap. Para isso, dividimos a turma em pares e atribuímos uma tarefa a cada par. Teriam de criar uma letra Rap para cada tema dado, procurando ser o mais fiel possível ao conteúdo da obra.
Para os sete pares de alunos, destinámos o mesmo número de temas a tratar: Título, Subtítulo, Jantar no Hotel Central, Corridas de Cavalo, Jantar na casa dos Gouvarinho, Imprensa - Jornal a Tarde e Corneta do Diabo, Sarau no Teatro da Trindade.
Depois de se debruçarem sobre os dados de cada tema deveriam passar à escrita das letras, para posteriormente, e através do gravador do telemóvel, que está sempre à mão, entrarem em “estúdio” e gravarem o “clip” musical, que pode ser apreciado em baixo.
Recursos - Word, Telemóvel, Movie Maker, YouTube.
Conteúdos da língua portuguesa - Estudo do romance Os Maias, resumo, expressão escrita.
Competências digitais – Literacia digital
Vídeo - Os Maias em Rap

4 Comments


Da objectiva do telemóvel ao Haikai

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média: 5 de 5)
Carregando ... Carregando ...

Descrição da actividade - Segundo o dicionário, um Haikai é uma “Pequena composição poética japonesa, em que se cantam as variações da natureza e a sua influência na alma do poeta.
Consta de dezassete sílabas, divididas em grupos de cinco, sete, cinco.”
O desafio que colocámos às nossas alunas foi tirarem fotos sobre a natureza, com o telemóvel, e depois criar um Haikai alusivo.
A ideia é publicar todos os haikais no Twitter e em livro através desta ferramenta - Tikatok .
Recursos - Telemóvel, Tikatok, Twitter.
Conteúdos da língua portuguesa - Expressão escrita, sensibilidade poética, síntese.
Competências digitais – Literacia digital.
Imagem - Folhear o livro

9 Comments


Quanto vale uma imagem com palavras?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 4 de 5)
Carregando ... Carregando ...

bublesnaps
Descrição da Actividade - Quando fazemos uma viagem ou visitamos um local de interesse com os nossos alunos, surge-nos por vezes a dificuldade de criar um suporte a que chamamos de memória colectiva.

Propomos por isso, uma ferramenta que articula o texto com a imagem de uma forma muito semelhante ao que acontece na banda desenhada. É certo, que as imagens têm aquele poder de transmitir informação, sensações e determinados sentimentos muito pessoais. Mas quando conseguimos articular a imagem ao texto, creio que a mensagem chega ao receptor de uma forma mais apelativa, lúdica, no fundo mais eficaz.

Proponho, então, e a propósito de uma visita de estudo realizada à cidade do Porto, a utilização do Bubblesnaps. Esta ferramenta tem várias potencialidades, das quais saliento a possibilidade que nos dá de colocar pequenos textos, que podem surgir como comentários, diálogos, pensamentos, registos, etc., face aquilo que se observou. Por outro lado, o registo das experiências vividas ultrapassa o lado estático da imagem, conferindo mais dinamismo e interactividade ao utilizador.

Recursos - computador, bubblesnaps, acesso à Internet, máquina digital.

Conteúdos da Língua Portuguesa - expressão oral, leitura e escrita.

Competências digitais - literacia tecnológica, manuseamento do rato.

Quanto vale uma imagem com palavras?
Algumas das imagens capturadas com a nossa máquina digital, no percurso da Marginal até à Foz.

2 Comments


5 minutos de leitura diária por email ou telemóvel

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (3 votos, média: 3.33 de 5)
Carregando ... Carregando ...

Descrição da actividade - Uma forma simples de motivar os alunos para a leitura diária é o sítio leituradiaria.com. Neste portal o utilizador pode fazer a sua escolha por autor, título ou género. São já mais de 160 títulos disponíveis. Os três títulos mais requisitados são: O Diário de Anne Franck, A Revolução dos Bichos, de George Orwell e o Admirável Mundo Novo, de Aldous Huxley.

Para começar a receber de forma gratuita o título escolhido, quer no e-mail, quer no telemóvel ou PDA, basta preencher um formulário e escolher os dias da semana em que pretende receber o excerto do texto para leitura, bem como o horário em que os quer receber e o tamanho do trecho, que pode variar entre 5 e 30 minutos. Conforme a escolha feita é de imediato indicado o tempo previsto para o término da leitura da obra escolhida.

Tirando partido das potencialidades que esta forma inovadora de disponibilizar pedaços de texto de uma obra, convidamos os alunos para uma maratona mensal de 5 minutos de leitura diária por email ou telemóvel.

A maioria dos alunos optou por receber os trechos por email, apenas aqueles que têm dispositivos móveis e wireless em casa optaram por recebê-los no telemóvel.

No final de cada leitura os alunos preencheram online a ficha de leitura correspondente a cada título lido. Para trabalhar a expressão oral os alunos recontaram a história do título escolhido.

Numa das turmas, um dos contos lidos serviu para trabalhar a redução textual (microcontos em 200 caracteres) e para criar um texto dramático, para posterior representação.

Recursos – telemóvel 3G, computador com ligação à internet, e-mail

Conteúdos da língua portuguesa – Plano Nacional de Leitura, conto, romance, ficha de leitura, expressão oral.

Competências digitais – literacia informática, leitura digital, Wap, tecnologias móveis, literacia para a mobilidade

Vídeo




1 Comment



SetPageWidth