Actividades na categoria ‘Pesquisa da Informação’

Calendário Poético 2009

Descrição da Actividade – Para introduzir o estudo da poesia camoniana e de alguns poetas do século XX propusemos às alunas que criassem um calendário poético para o ano 2009. No calendário deveriam constar também os aniversários das alunas e efemérides do mês.
Pedimos que em pares elegessem um poeta e que escolhessem um poema que falasse sobre a natureza. Posteriormente deveriam tirar, com os seus telemóveis, fotografias que ilustrassem a temática de cada poema. O calendário foi criado em PowerPoint e os diapositivos gravados como imagens.
Após estarem todos os meses concluídos procedeu-se à gravação da leitura expressiva de cada poema, com a ajuda do gravador do telemóvel. A partir das imagens elaboradas para cada mês, criou-se um vídeo com o MovieMaker, que pode ser apreciado a seguir.
Os poemas e autores escolhidos pelas alunas foram depois estudados.
Recursos –Telemóvel, PowerPoint, Movie Maker, YouTube.
Conteúdos da língua portuguesa – À descoberta da poesia, leitura expressiva.
Competências digitais – Literacia digital, Tecnologias móveis.
Imagem – Vídeo

13 Comments


TPC em 15 segundos

Descrição da Actividade - esta é uma actividade simples que procura rentabilizar as potencialidades de uma ferramenta de edição de slideshows, o Animoto.

Solicita-se aos alunos que, na preparação de uma sub-unidade didáctica (e como motivação para a leitura) descubram quem foi uma determinada personagem histórica e a apresentem apenas em 15 segundos recorrendo a texto e a imagem editados com a ferramenta referida. A tarefa tem o objectivo de “obrigar” a condensar a informação pesquisada naquilo que considerar realmente pertinente e apresentá-la de uma forma criativa.

A própria apresentação da tarefa poderá ser feita com recurso à ferramenta de forma a ilustrar o objectivo (como se pode constatar no final deste registo).

Recursos - computador, acesso à Internet.

Conteúdos da Língua Portuguesa - leitura; pesquisa, selecção e tratamento da informação; escrita.

Competências digitais - pesquisa, selecção e tratamento da informação.

No Comments


Blogue Língua Portuguesa (I)

Descrição da Actividade
O blogue é seguramente uma das ferramentas da era 2.0 de utilização mais democrática na Web. A sua especificidade, sobretudo pela sua facilidade de utilização, pode explicar a excelente receptividade por parte dos internautas.
No ano 2006/07, no âmbito da disciplina de Língua Portuguesa, sugeri que os meus alunos criassem o seu próprio blogue. Depois, a partir do blogue Língua Portuguesa, criei hiperligações, de forma a funcionasse como um interface, permitindo que a partir daí configurasse um ambiente de grande interactividade.

Mas afinal quais seriam os objectivos deste recurso e ao mesmo tempo estratégia pedagógica? Poder-se-ia agora afirmar, em síntese, que este projecto fora movido pelo impulso de reinventar a aula de língua portuguesa, de tornar um espaço mais reflexivo nos seus registos e modalidades. Pretendia-se gerar novas dinâmicas, pela motivação, pelo despertar os alunos para o aperfeiçoamento e consolidação de literacias essenciais.
Em jeito de conclusão, estou agora convicto que este espaço tem potenciado o desenvolvimento de métodos de trabalho e estudo, tratamento de informação e de desenvolvimento de estratégias cognitivas e, segundo creio, tem representado um estímulo no incremento de práticas de leitura e escrita.

No Comments


Cuidado com a Língua!

Descrição da actividade - Esta actividade visa o desenvolvimento de competências de compreensão e expressão orais, bem como a reflexão sobre o funcionamento da língua.

Organizam-se os alunos em grupos de três. Cada grupo de alunos visiona um episódio do programa Cuidado com a Língua!, disponível no sítio da RTP:

Para tomada de notas pode ser utilizada uma ficha de suporte.

Depois do visionamento, cada grupo deverá fazer uma apresentação oral com os tópicos linguísticos principais abordados no programa. A apresentação oral deve ser acompanhada de uma apresentação gráfica, por exemplo, em PowerPoint ou em Impress do OpenOffice. Em alternativa, podem ser utilizadas aplicações online (slideshare; ZOHO Show; Google Docs…)

Recursos - Programa Cuidado com a Língua! (acessível na Internet); aplicação de apresentações gráficas (slideshare; ZOHO Show; Google Docs…)

Conteúdos de língua portuguesa - Compreensão oral; expressão oral; funcionamento da língua (etimologia, semântica lexical, variantes do português)

Competências digitais - pesquisar e tratar informação disponível em suporte multimédia; utilizar aplicação de apresentações gráficas.

Imagens:

Cuidado com a Língua!

Cuidado com a Língua!

No Comments


A Arte do Dia

Descrição da actividade – Aproveitando uma das muitas mini-aplicações oferecidas pela empresa Google, para inserir em Blogues ou Páginas Web, desafiamos os alunos a descobrir e comentar semanalmente um quadro.
Para esta actividade escolhemos a mini-aplicação Art of the Day e inserimo-la na Página Web da turma. Esta aplicação permite que todos os dias surja na página, automaticamente, um quadro diferente. Aos alunos foi pedido que escolhessem um quadro por semana, para criar uma espécie de galeria de arte comentada no Blogue da Turma. A observação de cada quadro deveria seguir um conjunto de critérios: autor, título, estilo, época histórica, classificação do tema, formas e volume, perspectiva, composição, cor, luz, profundidade e técnica. Deveriam ainda fazer uma apreciação pessoal.
Os objectivos da actividade eram: a) promover o gosto pela pintura; b) despertar para o sentido crítico e artístico; c) aprender a observar uma pintura.
Existem muitas mini-aplicações Google (Gadgets). Para as adicionar à Página Web ou ao Blogue é muito fácil. Basta escolher, de entre as apresentadas aqui, a aplicação que interessa, de seguida copiar o código Javascript e colocá-lo onde se deseja.
Recursos - Google Gadegts, Blogger, Google Sites.
Conteúdos da língua portuguesa – Desenvolver o espírito crítico e artístico, expressão escrita, observar e comentar uma pintura.
Competências digitais – Literacia digital.
Imagens

No Comments


Nuvens de palavras

As tags são um dos elementos web 2.0 por antonomásia. A aplicação Wordle constrói belas nuvens de palavras a partir de textos, orações ou palavras escolhidas pelos usuários.

Uma das possibilidades é incluir o endereço de um blogue ou de marcadores delicious e a aplicação selecciona as palavras mais frequentes. Eis como fica a nuvem deste blogue.

Entre outras coisas interessantes, Wordle permite várias resoluções e imprimir o resultado direicamente, pelo que depois também as imagens podem ser modificadas.

É evidente a utilidade do Wordle para realizar actividades simples mais motivadoras e muito didácticas para aprender léxico nas aulas de português língua estrangeira. São inúmeras as possibilidades. Uma actividade fácil de se realizar é a que apresenta o blogue Cá e lá “as palavras portuguesas preferidas da nossa turma”.

Outra actividade interessante seria fazer “mini-dicionários” com vocabulário organizado por áreas lexicais ou campos semânticos, como as partes do corpo, os países da Europa, os números cardinais ou qualquer outro que nos ocorra.

Um modelo de actividade para um nível avançado poderia ser assim:

Um poema de Florbela Espanca:

Em ti o meu olhar fez-se alvorada,
E a minha voz fez-se gorgeio de ninho,
E a minha rubra boca apaixonada
Teve a frescura do linho

O Wordle suprime as palavras de pouca extensão e cria um bonito quebra-cabeças que os alunos deverão reconstruir de maneira livre.

Wordle: Florbela

Pediríamos aos alunos para reconstruir o poema. Seguramente os resultados serão muito diferentes. Será interessante contrastá-los com o original e acrescentar alguma outra actividade para conhecer a biografia da escritora alentejana e assim introduzir conteúdos culturais.

Recursos
Wordle.

Conteúdos da língua portuguesa
Léxico, expressão escrita.

Competências digitais
Web 2.0.

No Comments


TLEBS: Delicious e Reader

Delicious:
Trata-se de um serviço on-line que permite que se adicione e pesquise links favoritossobre qualquer assunto. É um mecanismo de buscas para encontrar o que quiser na web, mas sobretudo  uma ferramenta para arquivar e catalogar sites preferidos para que se possa aceder a partir de qualquer lugar. Serviço similares, de compartilhamento de links favoritos, costumam ser conhecidos pelo termo em inglês “social bookmarks”. É possível partilhar esses bookmarks com outras pessoas e aceder aos favoritos públicos de vários membros da comunidade. Além desse uso o delicious pode ser usado para pesquisas sobre qualquer assunto. (Informação retirada da Wikipedia)

Google Reader:
É um agregar de feeds, ou seja, permite uma subscrição de vários sites/blogues, o que faz com que logo que sejam actualizados, ficamos a saber disso no nosso espaço. Quando se quer acompanhar determinados sites, blogues, notícias, não é necessário andar sempre a aceder a esses sites. Por exemplo, se queremos acompanhar 100 sites, seria difícil estar sempre a abri-los todos. Mais, logo que seja actualizado, a mensagem vem ter connosco. Para quem tem conta no gmail, os dados de acesso são os mesmos.

Descrição da actividade – A actividade destina-se, sobretudo a dar a introduzir os alunos na utilização destas ferramentas de gestão de informação.  A proposta que trago é a de se utilizar estas ferramentas para um trabalho de pesquisa sobre a TLEBS. Como é um assunto que vai sofrendo novidades e é objecto de mudanças, pode-se começar por uma pesquisa no Delicious e continuar a pesquisar, catalogando, em seguida, outros sites que tenham interesse. De seguida, pode-se acrescentar ao Reader os feeds daqueles que forem considerados mais relevantes.

Recursos - Delicious, Google Reader
Conteúdos da língua portuguesa – TLEBS
Competências digitais – Gestão de informação

1 Comment


Que tens para dizer?

Descrição da Actividade

Esta actividade foi o ponto de partida para o início de um blogue como espaço de partilha do trabalho desenvolvido por uma turma do 1º ciclo, agora no 3º ano, e interacção com os Encarregados de Educação.

O objectivo era formalizar os resultados das aprendizagens dos alunos num projecto sobre a Água. Os alunos realizaram pesquisas orientadas no Google, usaram o Word para a produção de pequenos textos, treinaram a leitura dos textos por si escritos e fizeram diversas ilustrações. No final, em vez de recorrer ao PowerPoint, treinou-se a competência de leitura oral com a gravação da leitura dos textos escritos como forma de comentário quer às imagens pesquisadas, quer às ilustrações realizadas.

Como facilmente se percebe, houve uma integração de tecnologias num trabalho global das diversas competências trabalhadas nesta fase de aprendizagem. Os alunos aderiram muito bem e o facto de se gravarem e ouvirem as suas vozes levou-os a quererem melhorar cada vez mais - dentro das suas possibilidades e ritmos individuais.

O recurso aqui apresentado tem imensas potencialidades no trabalho de ensino-aprendizagem quer da língua materna, quer das línguas estrangeiras. Possibilidades: comentário colaborativo de textos, imagens, vídeos,…; leitura de poemas; produção de texto argumentativo, …

Nota: a autora desta actividade lecciona no 3º ciclo mas tem também como funções na escola o apoio ao desenvolvimento de projectos tic por professores que queiram integrar as tic no processo de ensino-aprendizagem. Ela iniciou o projecto com a professora e os alunos dando-lhe todo o formato técnico e integrando ferramentas diversas e, depois, deixou-os autonomizarem-se.

Conteúdos e competências de Língua Portuguesa

pesquisa, selecção e tratamento da informação; expressão escrita; expressão oral.

Competências digitais

leitura e selecção da informação.

Recursos

Voicethread (eventualmente, acessório de gravação do windows - ou outro - ou Audacity para tratamento prévio dos ficheiros áudio).

Clique na imagem para ouvir:

(link para o post onde o projecto é apresentado)

No Comments


SMS Poético (Fernando Pessoa)

Descrição da actividade – Alunos do Ensino Profissional foram desafiados a encontrar o melhor SMS poético a partir dos poemas de Fernando Pessoa, disponíveis neste endereço.
Com esta actividade pretendeu-se motivar os alunos para o estudo da poesia pessoana, apelar à sensibilidade poética de cada um, implicar os alunos na construção do conhecimento. Outro objectivo foi partir dos poemas seleccionados pelos alunos para os SMS poéticos e transformá-los no corpus para o estudo da poesia pessoana e a sua heteronímia, em vez de confrontar os alunos com poemas escolhidos pelo professor ou sugeridos nos manuais, como acontece normalmente.
Aos alunos foi dada a oportunidade de escolha de um poema de Fernando Pessoa e a selecção dos versos representativos de um bom SMS poético em cada poema. Depois do SMS poético escolhido, os alunos enviaram-no, a partir da sala de aula, para alguém especial.
Com o programa Paint cada aluno transformou o poema numa imagem .jpg. Com o Publisher criou-se uma brochura com todos os SMS poéticos que depois se fotocopiou para divulgação na escola e para trabalhar na sala de aula.
Já com a brochura nas mãos, cada aluno apresentou oralmente aos colegas a análise do poema e a explicação da escolha dos respectivos versos do SMS. Esta opção resultou muito positiva ao nível da motivação e participação dos alunos na exploração dos conteúdos curriculares, por se terem sentido parte de todo o processo de aprendizagem.
Recursos – Paint, Publisher
Conteúdos da língua portuguesa – Estudo da poesia de Fernando Pessoa, demonstração da sensibilidade poética.
Competências digitais – pesquisa, uso do telemóvel em contexto educativo, trabalhar com programa de edição de imagem e produção gráfica, alunos produtores de conteúdos.
Imagens

SMS Poético de um aluno

SMS Poético de um aluno

Brochura dos SMS Poéticos

Brochura dos SMS Poéticos

2 Comments


Concurso de leitura online

Descrição da actividade – Trata-se de uma actividade simples que pode ser realizada em articulação com a BE/CRE. A partir de uma ou várias obras de leitura orientada e/ou recreativa, constroem-se pequenos questionários de resposta breve que se disponibilizam online (através da plataforma da escola, do site da BE/CRE ou do professor, …) de modo a organizar um Concurso de Leitura Online. Sugere-se a elaboração de um regulamento, a definição de um espaço de tempo relativamente alargado para resposta e, naturalmente, um prémio.

Recursos: Hosted Survey, Survey Monkey, Google Docs (Formulário).

· Conteúdos da língua portuguesa – pesquisa e selecção da informação, leitura, produção escrita.

· Competências digitais – leitura para informação e estudo, leitura recreativa, produção escrita.

· Imagens: exemplo (clicar).

1 Comment



SetPageWidth