A cor do meu sorriso

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (4 votos, média: 5 de 5)
Carregando ... Carregando ...

Quando nos referimos à língua portuguesa, poderão questionar, se em idade pré-escolar já se lê ou se escreve. É um facto que nas idades compreendidas entre os 3 e os 5 anos o ensino-aprendizagem da língua portuguesa também já acontece de forma intencional e sistematizada, que se poderia caracterizar como uma aprendizagem formal da língua.

Descrição da actividade:
No início da minha participação no projecto MiLP, apresento uma actividade com recurso Showbeyond, uma aplicação da Web 2.0.

O desafio consistia em que cada criança desenhasse a cor do seu sorriso. Para isso, individualmente, foi dado uma folha de papel, um pincel e a opção por tintas de variadas cores. A seguir, e no decorrer da pintura, cada um justificava oralmente a razão pelas cores com que coloria o seu sorriso.

Após terminarem as pinturas, o grupo das crianças mais velhas procedeu à digitalização dos desenhos e acompanhou todo o processo de publicação na plataforma dajaneladomeujardim.

Como forma de demonstrar as potencialidades dos recursos digitais ao serviço da cor, explorámos no photobucket várias hipóteses de redefinir as tonalidades originais do desenho seleccionado por todos.

O Showbeyond revela excelentes potencialidades para a exploração da linguagem escrita e oral, pela possibilidade que nos dá de conjugar texto com imagem. Poderemos ainda fazer uso desta ferramenta para contar histórias, articulando textos, imagens e ainda sons. Sem dúvida  uma mais-valia para a emergência da literacia neste contexto específico do ensino Pré-escolar.

Recursos
Photobucket; Showbeyond .

Conteúdos da língua portuguesa
Relações entre o código oral e escrito; oralidade; escrita.

Competências digitais
Literacia digital, web 2.0.

  1. #1 by Pedro Dias on January 19th, 2009 - 23:57

    brilhante associação da imagem às palavras.
    E excelente forma de exprimir noções e sentimentos, geralmente tão difíceis de transpor para palavras.

(will not be published)
Subscribe to comments feed
  1. No trackbacks yet.

SetPageWidth