Peddy-Paper literário mediado por telemóvel

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média: 5 de 5)
Carregando ... Carregando ...

Descrição da actividade - Aproveitando o lançamento dos serviços TAG (OPTIMUS) e MOCHE (TMN), propus aos alunos a criação de um Peddy-Paper literário sobre Fernando Pessoa. Esta actividade tinha como objectivos: a) explorar as potencialidades do uso do telemóvel enquanto recurso e estratégia pedagógica; b) promover experiências inovadoras de aprendizagem individual e colaborativa de um conteúdo curricular; c) fomentar o sentido social da aprendizagem.
A actividade desenvolveu-se em 2 etapas. Na primeira etapa, procedeu-se ao envolvimento individual dos alunos através de pesquisas na Internet, sobre o assunto em estudo, seguindo um guião. Na segunda etapa, procedeu-se à divisão da turma em grupos de dois ou três elementos, para preparação do material necessário ao Peddy-Paper: provérbios, questionários, perguntas de escolha múltipla, regulamento, cartões de identificação e o desenho do Peddy-Paper. Para este trabalho os alunos usaram diversas ferramentas: Google Docs para escrever colaborativamente perguntas de escolha múltipla; Publisher para criar os cartões de identificação; Powerpoint para produzir o cartaz de divulgação da actividade; Word para fazer o regulamento e o desenho do Peddy-Paper. Posteriormente, tratou-se de toda a logística necessária (envelopes, postos de controlo, materiais para as provas físicas, equipa de reportagem, formação de equipas, etc). O texto final do Peddy-Paper ficou organizado em torno de: provérbios populares, conteúdos curriculares e provas físicas.
No dia do Peddy-Paper um aluno de cada grupo (TAG vs MOCHE) ficou na sala de aula com um computador portátil e um telemóvel para ajudar os colegas da equipa a encontrar as respostas dos provérbios e as perguntas de índole curricular, essenciais para encontrar os postos de controlo. O telemóvel serviu para o contacto das equipas do exterior para o interior e vice-versa. Como os elementos das equipas estavam a usar o mesmo tipo de cartão nos telemóveis as comunicações de voz, SMS, Videochamadas e MMS foram gratuitas. O computador serviu para pesquisar.
Um aluno ficou encarregue de recolher dados para fazer a reportagem da actividade. Assim, foi registando notas no telemóvel e aí armazenando também as fotos e os vídeos. No final, publicou o texto no blogue da turma. No programa Picasa publicaram-se algumas fotos tiradas durante a realização da actividade e no YouTube o vídeo que foi preparado com o MovieMaker. Foi uma actividade muito participada, numa tarde soalheira de Junho.
Recursos - Google Docs, Word, Publisher, Powerpoint, Picasa, Blogger, Telemóvel e Computador Portátil.
Conteúdos da língua portuguesa – Fernando Pessoa e a Heteronímia, provérbios populares.
Competências digitais – Literacia digital e informacional.
Imagens

  1. No comments yet.
(will not be published)
Subscribe to comments feed
  1. No trackbacks yet.

SetPageWidth