Nuvens de palavras (campos lexical e semântico)

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (5 votos, média: 3.4 de 5)
Carregando ... Carregando ...

Descrição da actividade – A aprendizagem do vocabulário da língua portuguesa deve ser prioritária dentro e fora da sala de aula e ao longo da vida.
O enriquecimento vocabular pode trazer importantes contribuições para a mudança da expressão oral e escrita. Entendemos que o conhecimento alargado do léxico da língua materna permite uma compreensão mais fácil dos textos e a sua leitura torna-se mais aprazível.
O aluno vai construindo e reconstruindo o(s) significado(s) das palavras a partir das construções memorizadas e das relações que os vocábulos mantêm entre si. Neste sentido, a aprendizagem dos campos lexical e semântico afigura-se-nos de grande importância no ensino da língua materna. Mas, os desafios que se colocam ao professor de língua materna são constantes e inúmeros.
Desta feita, pretendemos que esta actividade desperte e auxilie o aluno a conquistar o seu próprio idioma. Assim, terá de encontrar o campo lexical e/ou o campo semântico de um conjunto de palavras, por ele seleccionado ou apresentado pelo professor.
Uma forma interessante de realizar esta actividade é usar a ferramenta Wordle. Esta ferramenta permitirá ao aluno criar verdadeiras “imagens de palavras” com formatos e cores variados que ajudarão à sua memorização e partilha.
Após o aluno encontrar os seus campos lexicais e/ou semânticos insere as palavras no Wordle, umas por baixo das outras (para destacar a palavra que originou os campos deve-se repeti-la pelo menos três vezes para ficar destacada) e, no fim, gera uma “nuvem de palavras”. De seguida, é preciso seleccionar o código gerado e embebê-lo num blogue (Blogger, Sapo) ou numa página Web (Google Sites). Finalmente, é divulgar, descobrir, discutir e assimilar. Se se preferir pode-se apenas imprimir o trabalho.
Recursos – Wordle, Blogger, Sapo, Google Sites
Conteúdos da língua portuguesa – Enriquecimento vocabular, campo lexical, campo semântico, ensino e aprendizagem do vocabulário
Competências digitais – literacia digital, embeber código
Imagem

  1. #1 by Teresa Pombo on November 25th, 2008 - 16:06

    Excelente ideia! Já usei o wordle mas não me tinha ocorrido isto. Esta nossa partilha está fantástica. Parabéns!

  2. #2 by Adelina Moura on November 25th, 2008 - 17:11

    Cara Teresa,

    a partilha é algo fantástico!
    Estou muito entusiasmada com todas as ideias apresentadas. Acabo sempre por descobrir novidades, novas perspectivas, ideias velhas em ferramentas novas! Soberbo.
    Se é assim o começo, só poder ser maravilhoso o fim.
    Parabéns a ti também pelas excelentes ideias já partilhadas.
    Bem-hajas!

  3. #3 by Teresa Pombo on December 1st, 2008 - 12:00

    Sobre o Wordle acrescento este link com ideias em Inglês que provavelmente se podem adaptar à nossa língua:
    http://slides.diigo.com/list/malloryburton/ideas-for-using-wordle

    E o exemplo de um cartão de Natal bem bonito… com o Wordle:
    http://www.wordle.net/thumb/wrdl/349724/Family_Card

(will not be published)
Subscribe to comments feed
  1. No trackbacks yet.

SetPageWidth